Post publicado no Blog dos Superalimentos em 14 Mar, 2019

Você já Ouviu Falar Sobre a Lenda do Açaí?

A Fruta que Chora

Você já Ouviu Falar Sobre a Lenda do Açaí?

A lenda do açaí conta que, no coração da Floresta Amazônica, vivia uma populosa tribo indígena que há tempos vinha sofrendo com a escassez de alimentos.

O cacique desesperado com o sofrimento que se arrastava, decide tomar a drástica decisão de controle populacional: a partir daquela data, toda criança nascida na tribo deveria ser sacrificada. Assim, acreditava que o problema da falta de alimentos seria amenizado durante aqueles tempos de provação.

A filha mais nova do cacique, Iaçá, deu a luz a um menino, que infelizmente teve o mesmo destino cruel das outras crianças.

Iaçá ficou desconsolada com a morte do bebê. Então, numa noite de lua cheia, ouviu o choro de uma criança. Ao sair de sua oca, avistou um lindo menino com os bracinhos abertos perto de uma majestosa palmeira.

Ao se aproximar, o menino desapareceu. Sem entender, a índia abraçou carinhosamente, porém aos prantos, a palmeira.

No dia seguinte, o cacique ordenou que os outros índios encontrassem sua filha. E, para a surpresa de todos, Iaçá morreu abraçada à palmeira com um sorriso nos lábios e os olhos negros a fitar para o alto.

Foi assim que a tribo descobriu uma frutinha de cor arroxeada. Comovido com a cena, o cacique pediu aos indígenas que colhessem as frutinhas e espremessem seu sumo, encontrando assim um vinho muito espesso, que passou a ser a principal fonte de alimentação daquela população.

Para homenagear e agradecer a sua filha, o cacique batizou a fruta com o nome de açaí, que lido de trás para frente quer dizer Iaçá.

Na língua tupi, açaí significa a “fruta que chora”.

Agora a tribo estava bem nutrida e as crianças nascidas puderam viver em paz.

Assim como o valor que as lendas folclóricas tem para a cultura de um povo, o ASA Açaí também valoriza a origem orgânica de nossos produtos. Clique aqui e saiba mais.

Ilustração: pintura da artista plástica Lina Miotta.

Ação Sustentável da Amazônia - ASA

Receba os superalimentos da Amazônia todo mês em sua casa.

Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.