Post publicado no Blog dos Superalimentos em 21 Mar, 2019

Biojóia: O Açaí também presente na Moda

A sustentabilidade nunca esteve tão presente na moda. O meio ambiente agradece!

Biojóia: O Açaí também presente na Moda

Pois é. Biojóias são joias produzidas a partir de elementos da natureza, tais como frutos secos, ossos, sementes, cascas, penas, escamas, conchas, dentre outros. E ganham status de joias graças ao uso ainda de matérias-primas nobres – pedras e metais preciosos, pedras semipreciosas, couro, cristais etc.

Para ser considerada uma biojóia ou joia natural é preciso que o meio ambiente seja respeitado em todo o processo produtivo, ou seja, os elementos naturais devem ser encontrados diretamente na natureza, sem prejuízo para o meio ambiente, bem como as etapas seguintes do processo de design da peça.

Biojóia e a Sociedade

A cultura local é valorizada pela biojóia, já que conta a história e costumes de determinado povo.

Pense num colar feito a partir do caroço do açaí, e no poder agregador que tal acessório remete ao mundo da moda. Como uma fruta tipicamente brasileira, é inevitável ligar tal biojóia a nossa Floresta Amazônica, e, por conseguinte, à cultura e biodiversidade da região norte do país.

Além da beleza e exuberância, hoje usar uma biojóia é expressar um posicionamento sustentável em relação ao meio ambiente.

Biojóia feita com o caroços de açaí branco
Legenda: Colar de açaí branco.

Processo de Produção

Na Amazônia, por exemplo, as biojóias são fabricadas a partir dos caroços de açaí já limpos, estando então prontos para serem comercializados como elemento natural para os ateliês de design.

Existem duas variedades do fruto: açaí roxo e açaí branco. O açaí roxo é a variedade mais encontrada.

Açaí e o Meio Ambiente

Segundo o SEBRAE, estatisticamente, o caroço do açaí representa 85% do fruto. O restante, 15%, a polpa.

O aproveitamento do subproduto do açaí - o caroço - como elemento natural para a fabricação de biojóias soluciona também um problema ambiental local.

De acordo com a Associação de Batedores de Açaí de Belém, estima-se que, diariamente, são descartadas 16 toneladas de caroços no ambiente. Daí a importância dos esforços em utilizar esse subproduto em outros setores da economia (indústria, artesanato e ciência).

Fotos: Sementes Sementes Atelier/Reprodução

Ação Sustentável da Amazônia - ASA

Receba os superalimentos da Amazônia todo mês em sua casa.

Aproveite os benefícios exclusivos. Conheça agora mesmo os planos do CLUBE ASA em nossa loja online.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.