Pois é. Biojóias são joias produzidas a partir de elementos da natureza, tais como frutos secos, ossos, sementes, cascas, penas, escamas, conchas, dentre outros. E ganham status de joias graças ao uso ainda de matérias-primas nobres – pedras e metais preciosos, pedras semipreciosas, couro, cristais etc.
Para ser considerada uma biojóia ou joia natural é preciso que o meio ambiente seja respeitado em todo o processo produtivo, ou seja, os elementos naturais devem ser encontrados diretamente na natureza, sem prejuízo para o meio ambiente, bem como as etapas seguintes do processo de design da peça.
A cultura local é valorizada pela biojóia, já que conta a história e costumes de determinado povo.
Pense num colar feito a partir do caroço do açaí, e no poder agregador que tal acessório remete ao mundo da moda. Como uma fruta tipicamente brasileira, é inevitável ligar tal biojóia a nossa Floresta Amazônica, e, por conseguinte, à cultura e biodiversidade da região norte do país.
Além da beleza e exuberância, hoje usar uma biojóia é expressar um posicionamento sustentável em relação ao meio ambiente.
Legenda: Colar de açaí branco.
Na Amazônia, por exemplo, as biojóias são fabricadas a partir dos caroços de açaí já limpos, estando então prontos para serem comercializados como elemento natural para os ateliês de design.
Existem duas variedades do fruto: açaí roxo e açaí branco. O açaí roxo é a variedade mais encontrada.
Segundo o SEBRAE, estatisticamente, o caroço do açaí representa 85% do fruto. O restante, 15%, a polpa.
O aproveitamento do subproduto do açaí - o caroço - como elemento natural para a fabricação de biojóias soluciona também um problema ambiental local.
De acordo com a Associação de Batedores de Açaí de Belém, estima-se que, diariamente, são descartadas 16 toneladas de caroços no ambiente. Daí a importância dos esforços em utilizar esse subproduto em outros setores da economia (indústria, artesanato e ciência).
Fotos: Sementes Sementes Atelier/Reprodução
Seg. a Sexta, das 9h às 16h
Rua Jardim Botânico, 67
(próximo ao Humaitá)
Segunda a Dom., das 8h às 20h
Av. das Américas, 8445 - Lj 108A
Cond. Mundo Novo (frente para o estacionamento)
Segunda a Dom., das 9h às 21h