Post publicado no Blog dos Superalimentos em 17 Jan, 2019

Será que açaí engorda?

Consumido moderadamente, o açaí é um aliado e tanto para quem busca manter o corpo saudável!

Será que açaí engorda?

O açaí é uma fruta de cor roxa originária de uma palmeira nativa da várzea da região amazônica, que conquistou a maioria das pessoas por ser saborosa, como também ficou famosa por ser um alimento extremamente nutritivo; e fica uma questão, o açaí engorda?

 

O Açaí como Alimento

Todo alimento quando consumido de maneira exagerada engorda, mesmo se o alimento for saudável como o Açaí ASA, que embora tenha propriedades benéficas, se for consumido em excesso acaba virando uma bomba calórica.
 

O açaí é um superalimento pois auxilia na manutenção da saúde e é capaz de fornecer nutrientes essenciais que precisamos para um bom funcionamento do organismo, mas deve ser consumido com moderação.
 

O açaí está inserido na classe de alimentos funcionais, pois é um alimento energético e rico em nutrientes importantes para fazer da alimentação do nosso dia a dia mais saudável. O Açaí ASA é puro, irrigado naturalmente pelas cheias do rio Amazonas e com seleção manual ainda dentro da floresta.
 

E há em sua composição substâncias antioxidantes capazes de combater a formação de placas de gorduras nas artérias, sendo assim benéfico pois ajuda a prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares.
 

No açaí encontramos as antocianinas que é a substância benéfica para nosso sistema cardiovascular. A tabela nutricional do Açaí ASA é enriquecida de vitamina E, proteína, cálcio, potássio, fibras, entre outros.
 

A fruta nacional é rica em nutrientes benéficos para a saúde, logo podemos considerar a afirmação de que o açaí engorda é ERRADA. Porém tem um pouco de verdade, pois mesmo sendo benéfica, ao ser ingerida em porções exageradas pode engordar.
 

Isso se deve ao fato de que o açaí possui gordura monoinsaturada, que é a gordura do bem que ajuda na manutenção dos níveis de colesterol, no qual faz com que o alimento seja bastante calórico. Em uma porção de 28 gramas são fornecidas 80 calorias, ou seja, bem calórico.

 

Mas afinal, o Açaí Engorda?

Embora seu consumo gere bastante dúvida quando a questão é a balança, alguns cuidados devem ser tomados, como não ingerir em excesso, e também tem o fato de que sozinho ele já fornece muitas calorias.
 

Ao misturar com outros incrementos, como leite condensado, confete, coberturas, paçoca etc, que também são alimentos calóricos, o açaí de mocinho e aliado passa a ser vilão e inimigo de quem quer manter uma alimentação saudável, sem descuidar da saúde.
 

O açaí sacia a fome e sozinho não vai fazer você engordar, tem outros fatores que influenciam no aumento do dígito na balança, como a quantidade ingerida, adição de acompanhamentos que citamos acima, hábitos alimentares, se há prática de exercícios e se o estilo de vida da pessoa é saudável.
 

Açaí é um superalimento!



 

Em resumo…

O ideal é que o alimento seja consumido de maneira moderada, adequando seu consumo dentro de uma dieta equilibrada para que você possa desfrutar de todas a suas propriedades benéficas, e até mesmo usá-lo como uma ferramenta dentro da dieta como auxílio para emagrecer.
 

Sim, ele pode te ajudar a emagrecer por causa do seu poder anti-inflamatório e antioxidante, o que ajuda na perda de peso, pois ele atua diretamente quando há uma inflamação no organismo, que é o que faz as células de gordura se multiplicarem.
 

A nutricionista Fabi Sabatini fez um post desmistificando o aspecto do açaí ser calórico. Confira na integra clicando aqui!
 

Assim, consuma açaí moderadamente e junto tenha uma dieta equilibrada, e se possível, adote um estilo de vida saudável. E lembre-se você pode comprar o seu açaí e a granola em nossa loja online. Corre lá!

Ação Sustentável da Amazônia - ASA

Receba os superalimentos da Amazônia todo mês em sua casa.

Aproveite os benefícios exclusivos. Conheça agora mesmo os planos do CLUBE ASA em nossa loja online.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.