A agroindústria do açaí paraense pode ser bastante dinâmica, já que essa palmeira oferece um vasto leque de exploração, podendo ser praticamente cem por cento aproveitada.
Usado na construção civil, é bastante resistente às pragas e oferece um ar de rusticidade ao projeto;
Fabricação de cestos, chapéus, vassouras de palha e telhados residenciais;
Uma iguaria da culinária brasileira;
Indústria alimentar, cosmética e farmacêutica.
De toda a palmeira, o fruto do açaí é a parte mais conhecida, já que popularizou-se seu consumo em todo o país, especialmente o servido como açaí na tigela.
Estatisticamente falando, a polpa, incluindo a casca, representa apenas 15% do fruto. O beneficiamento do açaí é, em geral, fonte de renda para muitas famílias ribeirinhas.
Na indústria cosmética, emprega-se o açaí na produção de xampus, condicionadores, cremes e óleos. Na farmacêutica, o interesse maior é pelo seu poder oxidante.
Pesquisas recentes no âmbito da medicina sugerem o uso do açaí no combate ao câncer e na prevenção do Alzheimer.
Na produção de biojóias (joias naturais) e biomassa na geração de energia elétrica.
O caroço do açaí equivale a uma vasta parte do fruto (85%). A Associação de Batedores de Açaí de Belém estima que, diariamente, são descartadas 16 toneladas de caroços no ambiente.
Logo, o uso desse subproduto por outros setores da economia é de suma importância para a preservação ambiental das cidades onde se beneficiam o açaí.
Assim, podemos citar exemplos do uso do caroço do açaí na produção de rações animais, cosméticos, fibras para fabricação de móveis, xaxins para vasos, extração de óleo comestível, fitoterápicos, carvão vegetal e adubo orgânico.
Como vimos, o açaí é uma fruta de emprego muito dinâmico, o que evidenciou o Brasil como principal produtor e também exportador mundial. De acordo com dados do IBGE, em 2016, o destaque de toda a produção do país fica a cargo do estado do Pará, localizado na região norte, com um registro de 131.836 toneladas. O açaí do Pará é o melhor açaí brasileiro e o ASA Delivery entrega na sua casa, com total segurança e conforto. Peça já o seu!
Seg. a Sexta, das 9h às 16h
Rua Jardim Botânico, 67
(próximo ao Humaitá)
Segunda a Dom., das 8h às 20h
Av. das Américas, 8445 - Lj 108A
Cond. Mundo Novo (frente para o estacionamento)
Segunda a Dom., das 9h às 21h