Post publicado no Blog dos Superalimentos em 17 Out, 2019

Como a agrofloresta pode contribuir para a preservação do meio ambiente e para nossa alimentação saudável?

A alimentação saudável é uma meta para todos aqueles que buscam saúde para o corpo e que se preocupam em buscar o que há de melhor na floresta, mas em prejudicá-la.

Como a agrofloresta pode contribuir para a preservação do meio ambiente e para nossa alimentação saudável?

Atualmente a alimentação saudável é uma das pautas medicinais mais citadas no mundo, pois através dela é possível que diversas doenças sejam evitadas e, até mesmo, tratadas, reduzindo sintomas e proporcionando uma melhora significativa no quadro.

No entanto, quando falamos de uma alimentação saudável dificilmente associamos ela ao processo de agrofloresta, mas as duas coisas estão intimamente ligadas e você vai entender o porquê.
 

O que é agrofloresta?

Agrofloresta, chamada também de Sistema Agroflorestal (SAF), é apenas uma maneira mais ecológica de usar a terra para plantações. Esse método consiste em um meio mais ancestral de cultivo dos alimentos em combinação com outros tipos de cultivos, que podem ser feitos ao mesmo tempo ou não, proporcionando benefícios para a sociedade e o meio ambiente.

Por possuir um processo de cultivo mais sustentável, o SAF vem sendo amplamente estimulado para que os agricultores adotem este modelo, sendo possível assim aumentar a produtividade e rentabilidade de forma muito mais sustentável.

No SAF, a produção visa imitar o que a própria natureza já faz de forma natural. O solo nesse sistema permanece coberto por uma vegetação que protege as plantas, deixando ela livre de pragas, e dispensa assim a necessidade do uso de agrotóxicos.
 

Cooperativas e famílias ribeirinhas

As cooperativas e famílias ribeirinhas são muito importantes na produção de alimentos saudáveis. Elas contribuem diariamente para que tenhamos uma alimentação saudável, pois muitas delas realizam o sistema de cultivo voltado para a agrofloresta.

Além de nos ajudar a comer melhor, as cooperativas e famílias ribeirinhas ajudam a preservar o meio ambiente.

Muitos não imaginam quais são os produtos que são cultivados por essas famílias e cooperativas, mas esses produtos são 100% orgânicos e possuem altíssima qualidade, justamente por serem cultivados de forma totalmente natural e quase sem a interferência humana.

O açaí, por exemplo, é um delicioso produto que vem diretamente da Amazônia. No ASA, o açaí é colhido, selecionado manualmente ainda na floresta e, no mesmo dia, é levado para o local onde são produzidas as polpas com alta concentração do produto. Tudo isso garante que o açaí seja fresco e de alta qualidade. Saiba mais sobre o nosso açaí.

Podemos citar também a ajuda das famílias ribeirinhas e cooperativas na produção das castanhas de caju e do Pará (que são oleaginosas saudáveis e que podem facilmente substituir um lanche do dia), granola, cupuaçu e a deliciosa farinha de tapioca (usada em massas de bolo, mingau, cuscuz e outros).
 

Alimentação saudável

Quando pensamos em uma alimentação saudável, raramente associamos aos ribeirinhos e cooperativas, mas eles ajudam nesse processo por cultivarem produtos orgânicos e livre de agrotóxicos. O melhor é que eles fazem isso por meio de um sistema produtivo que produz o mínimo impacto possível ao ambiente.

Sendo assim, é importante que valorizemos esse povo que nos fornecem alimentos de qualidade.

 

Para encerrar...

O Sistema Agroflorestal nos permite ter uma alimentação saudável e ainda ajuda a manter o meio ambiente preservado, sem a necessidade de desmatamentos e queimadas. Além disso, esse sistema proporciona o cultivo de diversos tipos de produtos, sejam eles animais ou vegetais, no mesmo lugar.

Ação Sustentável da Amazônia - ASA

Receba os superalimentos da Amazônia todo mês em sua casa.

Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.