Post publicado no Blog dos Superalimentos em 9 Set, 2020

Benefícios do Araçá-boi - A poderosa Fruta da Amazônia

Os índios já a conhecem há centenas de anos essa fruta oriunda da nossa Amazônia

Benefícios do Araçá-boi - A poderosa Fruta da Amazônia

Os benefícios do Araçá-boi são positivos para a saúde, sendo essa fruta muito indicada para a alimentação diária. Os índios já a conhecem há centenas de anos e, recentemente, passou a ser cultivada para o amplo consumo.

A fruta é oriunda de uma planta nativa da Amazônia, apresenta sabor inigualável, aroma e bom rendimento para fazer suco.

Porém, é uma fruta perecível, que precisa de técnica de conservação especial, o que dificulta a sua comercialização in natura em todo o Brasil.
 

A fruta

Por ser uma fruta perecível, geralmente costuma ser comercializada como polpa congelada e exportada para outros países.

Em seu formato, a fruta se apresenta através de baga esférica ou achatada, podendo atingir entre 7 e 12 cm de diâmetro. Em sua aparência, encontramos a cor amarelo-dourado, quando maduro e superfície com pelos.

Na sua coloração interna, a polpa do fruto também é amarela com sementes pretas.
 

Benefícios do Araçá-boi

Essa fruta além de ser saborosa e enriquecer a mesa do brasileiro, apresenta muitos benefícios para a saúde. Ela ajuda no tratamento da disenteria, por ser rica em vitamina C e fibra, melhorando também a saúde do estômago.

Ajuda a prevenir problemas na tireoide, pelo fato da fruta conter cobre que atua no controle do metabolismo. Quando ingerida, ela melhora o processo de digestão por ser rica em vitamina C.
 

Para emagrecer

Para quem precisa e quer emagrecer, comer essa fruta auxilia bastante, ela ajuda a queimar as calorias que ficam impregnadas no corpo, além de ser fonte de fibras que atua na redução do colesterol.
 

Bom para a mente

Essa fruta também incentiva a saúde do cérebro, por conter altas quantidades de vitaminas B, como B6 e B3, importantes para o desenvolvimento cerebral.

Lembramos que a vitamina B3 atua, diretamente, no fluxo sanguíneo para o cérebro melhorando o processo cognitivo.
 

Indicado para controlar a diabetes

Dentre os principais benefícios gerados pela fruta, ela atua na perda de peso, na regulação da pressão sanguínea e tendo propriedades para controlar a diabetes.

A fibra presente na fruta atua para regular a taxa de açúcar no sangue e reduz o excesso de glicose no corpo.
 

Bom para a visão

Por conter vitamina A, essa fruta ajuda a melhorar a saúde da visão, prevenindo a perda, cegueira noturna ou visão fraca.
 

Valor nutricional

Geralmente, o percentual do suco em vitaminas é de 61%, da casca de 12%, das sementes de 17% e de fibras de 3 a 4%.

Os nutricionistas afirmam que o dado médio de sólidos solúveis totais é de 4 a 5 graus e a acidez é alta, até 4%, o que dificulta o consumo ao natural.

De todo modo, é uma fruta brasileira que faz muito bem para a saúde como um todo, podendo ser ingerida de diferentes formas por todas as idades.

É importante não guardar a fruta por muito tempo em casa, por ser um fruto perecível e não suportar variações de temperatura.

 

Veja também: Avaliação do potencial antioxidante do araçá-boi (Eugenia stipitata) liofilizado e do néctar de maçã suplementado com o mesmo. Baldini, Tatiana Ferrari, 1985.

ASA Delivery

Delivery: Receba os superalimentos da Amazônia em sua casa.

Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp: (21) 98849-4541.

Cidades atendidas: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e São José do Rio Preto (SP).

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.