Post publicado no Blog dos Superalimentos em 18 Abr, 2019

Sustentabilidade da Amazônia

Como Produzir sem Agredir a Natureza

Sustentabilidade da Amazônia

A sustentabilidade é importante para a preservação da floresta e também para tentar manter a integridade do meio ambiente, é uma forma de manutenção mesmo após exploração de recursos naturais.

A Amazônia é rica por causa de sua biodiversidade, e a atuação agressiva do homem, com a exploração de recursos da natureza, faz com que o meio ambiente perca seu equilíbrio.

É possível manter uma produção aliada a atitudes sustentáveis, quando falamos de sustentabilidade estamos falando de preservação ambiental, de extração de insumo e produção eficiente.

As empresas, assim como o ASA, que prezam pelo bem-estar do meio ambiente são aquelas que se preocupam com os efeitos que causam à natureza e ao ambiente em que estão instaladas ou de onde buscam seus produtos, elas tentam reverter os impactos por meio de melhorias nos processos industriais.

O primeiro passo para descobrir como amenizar os danos à natureza é reconhecer os impactos ambientais derivado da indústria, o uso de recursos naturais disponíveis deve ser uma exploração sustentável e não desenfreada.

Mesmo com toda essa informação de conscientização de sustentabilidade, a floresta ainda sofre exploração descontrolada por madeira e outros recursos naturais, e essa exploração gerou enormes impactos irreversíveis ao longo do tempo.

É essencial saber aproveitar as matérias-primas extraídas da natureza, aliando desenvolvimento econômico e responsabilidade ambiental. Estamos falando de recursos renováveis e não renováveis.

E por esta forma, é necessário que se adote medidas de conservação desses recursos, tanto para que fique disponíveis futuramente, como também para diminuir os impactos ambientais, que são derivados da exploração predatória do homem.

Algumas medidas para manter a Sustentabilidade da Amazônia

- Contenção na produção de lixo, direcionando-o para o descarte correto;
- Preservação das áreas de proteção ambiental;
- Fazer o reflorestamento de áreas que foram desmatadas;
- Redução ou eliminação do desmatamento;
- Diminuição de queimadas;
- Diminuição da emissão de poluentes na atmosfera;
- Utilizar fonte limpa de produção de energia;
- Adoção de formas de conscientização;
- Usar a tecnologia para melhorar o meio de produção que gere menos impacto ao meio ambiente;
- Promover a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico para o desenvolvimento sustentável da região.

A Floresta Amazônica vive através do seu próprio material orgânico, e possui um equilíbrio delicado, extremamente sensível, ou seja, os danos derivados da exploração podem ser irreversíveis.

Manter a sustentabilidade é explorar de maneira consciente, tendo em vista que qualquer interferência humana pode ser letal, a questão é que ao se desmatar, deve-se reflorestar, alguns recursos não são renováveis.

Apoie as empresas que se preocupam com o planeta e com as famílias que dependem da Floreta

A Amazônia possui um rico ecossistema, por isso tentar minimizar os impactos é muito importante para garantir um futuro promissor. Atualmente a sustentabilidade da floresta não é apenas um assunto sobre preservação ambiental, mas é também sobre desenvolvimento econômico.

A sustentabilidade deve ser levada muito a sério, pois tudo o que consumimos tem algo que é originado na amazônia e derivados de algum recurso natural, podendo ser o resultado de uma produção sustentável ou não.

A Floresta é de todos e deve ser preservada, existem muitos meios eficientes de se manter a produção sem destruir o ecossistema, e o nome disso é Sustentabilidade Industrial.

Ação Sustentável da Amazônia - ASA

Receba os superalimentos da Amazônia todo mês em sua casa.

Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.