Post publicado no Blog dos Superalimentos em 30 Set, 2019

Você já provou a Castanha de Baru?

Alto valor nutricional e calórico positivo

Você já provou a Castanha de Baru?

A castanha de baru tem sido muito indicada para a pessoa que precisa de uma alimentação sadia, com mais calorias de origem natural.

Refere-se a uma castanha muito conhecida em regiões como Goiás e norte de Minas Gerais. Ela também é muito encontrada nos estados do Mato Grosso e do Maranhão, estando presente nas receitas e na cultural local.

É um tipo de amêndoa com alto valor nutricional e calórico positivo para a saúde do coração e do corpo como um todo.

A castanha de baru

Muitas pessoas procuram nozes, pistache e amendoim, porém a castanha de baru é uma ótima alternativa nacional para a alimentação e para ótimas receitas.

É indicado consumir esse tipo de castanha torrada na panela ou na chapa comum, sem escurecer demais. Comendo a baru torrada a pessoa evita os fatores antinutricionais, que podem prejudicar na absorção de minerais como cálcio e zinco.

Indicações em receitas

Essa castanha pode ser usada em receitas de bolos, saladas e como aditivo em sorvetes, por exemplo.

Ela deve compor uma alimentação nutritiva rica em frutas, verduras e legumes e com baixo consumo de itens cheios de açúcares e gorduras.

Benefícios

A castanha de baru possui alta taxa de nutrientes com propriedades antioxidantes como a vitamina E e o zinco. Ela ajuda a combater o risco de outras doenças além das cardiovasculares, como Alzheimer, diabetes, obesidade e câncer.

Em suma, ela é essencial para melhorar a saúde do coração evitando riscos de derrames e infartos.

Origem

Essa castanha é proveniente do fruto do baruzeiro, naturalmente encontrado na região do Cerrado do Brasil, também pode ser encontrado no Triângulo Mineiro, norte do Estado de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em determinadas regiões também é conhecida como cumari, feijão-baru, cumbaru, imburana-brava e barujo.

É uma forte fonte de proteína, além de ser rica em vitaminas, ômega 6 e 9, minerais como ferro, zinco, fósforo, cálcio e magnésio, aminoácidos.

O Viagra do Cerrado

Há quem diga que essa castanha apresenta valor afrodisíaco, podendo melhorar a disposição sexual do homem sem a necessidade de uso de medicamentos para tal efeito.

O óleo

Essa castanha oferece a possibilidade de gerar um óleo comparável ao óleo de oliva. O seu óleo é indicado para o tratamento de reumatismo, e apresenta ação antioxidante e anti-inflamatória.

Bom para a saúde

Tanto a castanha quanto o óleo de baru oferecem benefícios para a saúde. Além de fazer bem para a saúde do coração, os seus componentes atuam para combater a anemia, ajuda na redução do colesterol ruim, reduz a gordura abdominal e também ajuda na saúde capilar.

Conclusão

Ainda pouco conhecida no eixo Rio-São Paulo e nas regiões sulistas do Brasil, essa castanha é muito popular na região do centro-oeste do país.

Ela pode ser consumida diariamente, sendo inserida em receitas de bolos e pães, compondo saladas e pratos salgados com ótimo índice nutricional.

Portanto, experimente adicionar a castanha de baru do ASA na sua alimentação diária.

 

Peça agora pelo ASA DELIVERY!

Agora você pode comprar as castanhas de Baru do ASA pelo WhatsApp. Tudo rápido e muito, muito prático.

AS MELHORES CASTANHAS DE BARU
Ação Sustentável da Amazônia - ASA

Receba os superalimentos da Amazônia todo mês em sua casa.

Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.