Post publicado no Blog dos Superalimentos em 22 Jun, 2020

Castanha Crua ou Torrada? Qual a Melhor Opção?

A seguir, te mostraremos um pouco mais sobre as propriedades da castanha crua e torrada

Castanha Crua ou Torrada? Qual a Melhor Opção?

Muito provavelmente, em algum momento da sua vida, você já se questionou sobre o consumo da castanha crua ou torrada, não é mesmo?

Bom, a castanha de caju é um tipo de oleaginosa que é rica em gordura boa e outros nutrientes importantes para o nosso organismo. Porém, o tipo de castanha e a sua quantidade é essencial para que a gente consiga aproveitar as melhores propriedades desse alimento.

Infelizmente muitos rótulos desse tipo de produto não trazem as informações claras de como o alimento é preparado, podendo induzir assim o consumidor ao erro.

Você quer saber qual é a real diferença entre castanha crua ou torrada e qual você deve priorizar o consumo? Então, a seguir, te mostraremos um pouco mais sobre as propriedades da castanha crua e torrada.
 

Castanha crua ou torrada - Qual devo consumir?

Muitas pessoas não ligam se a castanha é crua ou torrada, querem apenas consumir por achar que todo tipo de castanha é totalmente saudável e natural.

No entanto, muitos podem ficar surpresos quando descobrem que a castanha quando torrada, na verdade pode estar sendo frita no óleo, ao invés de ser apenas torrada em um tacho, sem nenhum tipo de produto, por exemplo.
 

Castanha crua

A castanha de caju crua na verdade não é crua, é a castanha torrada de forma em que não é acrescentado nenhum aditivo, como óleo ou similares, no processo de torragem.

A castanha crua é, na verdade, torrada, porque não é possível consumir ela na sua forma natural, sem ser antes passada por altas temperaturas.

A castanha de caju apresenta uma toxina em sua composição que somente é eliminada quando aquecida em altas temperaturas. Essa toxina é capaz de provocar grandes irritações e queimaduras graves na pele.

Antes do aquecimento da castanha é necessário retirar a casca para que a polpa seja aquecida. Portanto, é importante consumir uma castanha que já atenda os padrões de saúde exigidos, como é o caso de nossas castanhas que são beneficiadas com alto padrão de higiene e livre de gorduras saturadas.
 

Castanha torrada

A castanha de caju que chamamos de torrada de fato pode ser torrada, porém, na maioria das vezes, ela é frita em um óleo que não é saudável (óleo vegetal hidrogenado), como se fosse uma batata frita, e ainda é adicionado o sal, geralmente.

O intuito de fritar as castanhas é torná-las mais crocantes e a adição de sal pode ser feita para intensificar o seu sabor.

Pensando nisso, nossas castanhas não são fritas, mas sim verdadeiramente torradas, elas são melhores para o consumo. Elas são torradas dentro dos padrões de qualidade exigidos e totalmente livres de gorduras saturadas ou hidrogenada, sem nenhum outro ingrediente além das melhores castanhas selecionadas.
 

Propriedades da castanha crua e torrada

A castanha é alimento funcional, considerada uma fonte de proteína de alta qualidade, rica em ácidos graxos poli-insaturados de grande valor energético, apresentando também elevado teor de minerais. Ela ajuda a fortalecer os ossos, músculos, assim como também ajuda na manutenção do bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Sendo um bom antioxidante, a castanha de caju ajuda a combater os radicais livres e atuam no fortalecimento da imunidade.

A castanha de caju, seja ela torrada ou frita, possuem propriedades parecidas; o que difere as duas é o modo como são feitas.

 

Em resumo

Agora você conseguirá escolher entre a castanha crua ou torrada sem apresentar nenhuma dificuldade. Quando você conhece como cada uma delas são fabricadas, você consegue definir com mais clareza as propriedades de cada uma e entender qual é a melhor para o seu consumo e para sua família.


Mais informações sobre os benefícios da castanha de cajú: Benefícios da Castanha de Cajú - Uma Revisão de Literatura - Profa. Dra. Joyce Rover Rosa1 (PQ), Gabryella Thays Cavalcante Oliveira2 (EG), Gezivânia Silva Batista3 (EG), Cleber Silva Santos4 (EG), Vinícius Santiago Oliveira5 (EG), Thais Gomes6 (EG).

Unidades ASA Açaí

REGIÃO PORTUÁRIA

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
ASA Delivery

Rua Sacadura Cabral, 79
Saúde

Seg. a Sábado, das 11h30 às 18h

(21) 2263-9094 | (21) 98849-4541

JARDIM BOTÂNICO

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
Whatsapp / iFood

Rua Jardim Botânico, 67
(próximo ao Humaitá)

Segunda a Dom., das 8h às 20h

(21) 3563-9179

BARRA DA TIJUCA

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
Whatsapp / iFood

Av. das Américas, 8445 - Lj 108A
Cond. Mundo Novo (frente para o estacionamento)

Segunda a Dom., das 9h às 21h

(21) 3349-7960 | (21) 98690-4647

S.J. DO RIO PRETO

(SP)

FAZER PEDIDO
Whatsapp

Rua Generosa Bastos, 3490
Vila Redentora

Seg. a Sexta, das 11h30 às 19h
Sáb. das 11h às 15h

(17) 3121-8801 | (21) 98849-4541

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.