Post publicado no Blog dos Superalimentos em 25 Ago, 2020

Como Consumir Castanha do Pará?

A castanha do Pará é um alimento que pode ser uma refeição única ou pode compor uma receita

Como Consumir Castanha do Pará?

A castanha do Pará é considerada um alimento funcional, ou seja, além de conseguir ser nutritiva, ela nos proporciona diversos benefícios à saúde. Mas como consumir Castanha do Pará do jeito certo? Isso é o que iremos descobrir no texto de hoje.

Embora nutritiva e boa para a nossa saúde, a castanha do Pará pode se tornar uma verdadeira bomba se a gente a consumir de forma incorreta, seja passando a ingeri-la em grandes quantidades ou consumindo-a em horários não muito indicados.

Isso pode acontecer por conta dos altos níveis de gordura que ela possui. Embora essa gordura seja insaturada, ou seja, faz bem para o nosso organismo, com certeza se for consumida em excesso os efeitos serão contrários.

 

Como consumir castanha do Pará

A melhor forma a qual você pode consumir a castanha do Pará é ela em sua forma natural, in natura. O melhor tipo de castanha a ser consumida é a torrada apenas em tachos ou diretamente no fogo (sem a adição de óleo ou sal) ou até mesmo a crua (para você torrar em casa).

É recomendado que você consuma castanha do Pará sem sal porque é comum que o sódio já esteja presente em outras refeições e na castanha o sal não irá fazer tanta diferença. Portanto, quanto menos alimentos com sal a gente venha consumir, é melhor para a nossa saúde.

Oleaginosas, como são classificadas, podem fazer parte de um lanche que seja intermediário entre as suas refeições principais ou, até mesmo, pode fazer parte da composição de receitas. Ela é um alimento funcional e versátil, podendo ser consumida com saladas de frutas, sorvetes e outros.

 

Qual é a recomendação de consumo diário?

Como a castanha do Pará é um alimento que pode ser uma refeição única ou pode compor uma receita, o seu consumo diário vai depender muito disso.

Caso você queira consumir a castanha do Pará como um lanche da tarde, você deve fazer isso por meio de uma porção de castanhas, o que é em torno de 70 kcal (2 unidades).

Você também pode usar essa porção para fazer alguma receita, contanto que consuma apenas uma porção por dia (por conta do percentual de gordura da castanha, que em excesso começa a fazer mal e por causa do alto teor de selênio).

 

Melhor horário para consumir

O melhor horário para consumir oleaginosas é no horário do lanche da tarde ou da manhã, com o acompanhamento de uma fruta. O consumo da oleaginosa fará com que você tenha um aumento da sensação de saciedade.

 

Benefícios da castanha do Pará

Entre os muitos benefícios da castanha do Pará, algumas se destacam:

- A gordura boa da castanha do Pará ajuda a proteger o sistema cardiovascular por meio do controle dos níveis de colesterol;

- Protege o cérebro de oxidações por conter propriedades antioxidantes;

- Permite o bom funcionamento da tireóide;

- Aumenta a imunidade;

- Auxilia no emagrecimento, promovendo o aumento da saciedade;

- Possui ações anti-inflamatórias.

 

Conclusão
 

Entender como consumir castanha do Pará é importante para evitar que você cometa erros que possam impactar negativamente a sua saúde.

Sendo assim, agora que você já sabe como consumí-la corretamente, conheça a nossa linha de castanhas do Pará oriundas diretamente do coração da Amazônia para a sua casa!

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