Post publicado no Blog dos Superalimentos em 8 Dez, 2020

Cupuaçu prende ou solta o intestino?

Mito ou Verdade?

Cupuaçu prende ou solta o intestino?

O cupuaçu prende ou solta o intestino? Assim como acontece em relação às outras frutas, as pessoas ficam com essa dúvida sobre essa fruta que não é comum nas regiões sul e sudeste do Brasil, mas é muito popular nas regiões Norte e Nordeste.

A fruta apresenta aroma intenso e sabor exótico, que atrai brasileiros e turistas estrangeiros para prová-la. A fruta é usada largamente na culinária da região do Amazonas, sendo requisitada para preparação de sucos, geleias, sorvetes, chocolates com recheio e outras receitas locais.

O fruto é oriundo do cupuaçuzeiro, árvore que pode chegar até 15 metros de altura. Esse fruto é oval, tem casca marrom e pode medir até 25 centímetros.

Até os anos 1970, a produção era apenas extrativista, porém, nos últimos cinquenta anos, a fruta passou a servir diferentes tipos de indústrias de alimentos e de cosméticos.

As sementes podem ser usadas de modo fermentado, seco, torrado ou moído. As sementes quando torradas e moídas criam um produto semelhante ao chocolate.

Esse fruto também permite gerar a famosa manteiga de cupuaçu com características parecidas com a manteiga de cacau, servindo para a preparação de alimentos e produtos cosméticos.
 

Cupuaçu prende ou solta intestino?

Ao conhecer os principais produtos derivados que esse fruto permite criar, é importante saber se ele de fato pode soltar ou prender o intestino.

Nos referimos sobre a possibilidade de a fruta agravar um problema gastrointestinal ou de ajudar a regular o organismo. Segundo estudos feitos por médicos especialistas, a fruta ajuda no combate de várias doenças, incluindo as dores abdominais.

Os antigos índios da floresta Amazônica já utilizavam a fruta para regular o intestino, propiciando o melhor funcionamento do organismo, e ainda ajudando a reduzindo a "dor de barriga".

Essa capacidade decorre pelo fato da fruta possuir vitaminas e minerais que facilitam o melhor funcionamento do intestino, prevenindo problemas gástricos.
 

Cupuaçu

Benefícios da fruta

A fruta ajuda na saúde gastrointestinal, do sangue e auxilia também na saúde do coração. Essa fruta é rica em vitamina C, Vitamina A e complexo B. Dessa forma, ajuda a melhorar a saúde da pele e cabelo, ajudando na visão e na proteção do corpo.

Apresenta grandes quantidades de selênio e cálcio, auxiliando no metabolismo, como também deixando os ossos mais fortes. Ainda possui várias substâncias antioxidantes, entre elas as "theograndins" que combate os radicais livres do corpo e tem efeito anti-câncer no cólo, sem contar que possíu também propriedade antiinflamatória.

Organismo mais jovem

Essa fruta ajuda a rejuvenescer o organismo por ser rico em antioxidante poderoso, que combate os radicais livres com mais eficácia que outros alimentos.

Dessa forma, a fruta evita a oxidação das células e o envelhecimento precoce e previne contra o surgimento de algumas doenças, como o câncer e o mal de Alzheimer.
 

Conclusão

Portanto, a fruta e sua semente podem ser consumidas sem qualquer preocupação em relação ao intestino, podendo ser amplamente usada em diferentes tipos de receitas de bolos, pratos especiais e doces.

No dia a dia, o fruto enriquece a mesa e mantém a saúde do corpo sempre em dia.
 

Aqui no ASA temos a polpa integral dele. Sem adição de agua ou químicos. PEÇA JÁ O SEU e experimente!

Unidades ASA Açaí

REGIÃO PORTUÁRIA

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
ASA Delivery

Rua Sacadura Cabral, 79
Saúde

Seg. a Sábado, das 11h30 às 18h

(21) 2263-9094 | (21) 98849-4541

JARDIM BOTÂNICO

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
Whatsapp / iFood

Rua Jardim Botânico, 67
(próximo ao Humaitá)

Segunda a Dom., das 8h às 20h

(21) 3563-9179

BARRA DA TIJUCA

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
Whatsapp / iFood

Av. das Américas, 8445 - Lj 108A
Cond. Mundo Novo (frente para o estacionamento)

Segunda a Dom., das 9h às 21h

(21) 3349-7960 | (21) 98690-4647

S.J. DO RIO PRETO

(SP)

FAZER PEDIDO
Whatsapp

Rua Generosa Bastos, 3490
Vila Redentora

Seg. a Sexta, das 11h30 às 19h
Sáb. das 11h às 15h

(17) 3121-8801 | (21) 98849-4541

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.