Post publicado no Blog dos Superalimentos em 13 Set, 2019

A deliciosa Pupunha (fruta)

Sabia que ela pode ser encontrada nas cores amarelo, laranja ou vermelho, e a polpa varia do amarelo pálido ao laranja escuro?

A deliciosa Pupunha (fruta)

A fruta pupunha é uma das frutas mais procuradas por quem busca manter uma alimentação sadia em seu dia a dia. Essa fruta é proveniente da pupunheira, uma palmeira muito conhecida na região Norte do Brasil, mais notadamente na Amazônia.

Os frutos apresentam sabor e textura agradável, além de elevado valor nutritivo. A pupunheira consegue nascer e se desenvolver em solos de baixa fertilidade, podendo atingir a altura de 20 metros.

Apresenta tronco dividido por anéis com espinhos que marcam a queda das folhas mais antigas. Refere-se a uma palmeira nativa dos trópicos, muito cultivada para retirada do palmito que produz de forma sustentável, diferente da juçara que exigem um modo mais extrativista.

Além da fruta, essa palmeira permite a retirada do palmito sem necessidade de replantio da área. Numa consideração geral, a pupunheira pode ser aproveitada desde a raiz, que produz um vermicida, o tronco que oferece a madeira, as flores podem ser aproveitadas como temperos, os caules como palmitos e a fruta como uma deliciosa escolha para a alimentação diária.

A fruta pupunha

A fruta dessa palmeira é encontrada em cachos que pesam, em média, três quilos. A fruta possui tamanho que varia de dois a cinco centímetros e cada cacho apresenta entre 50 e 100 frutos.

Ela pode ser encontrada nas cores amarelo, laranja ou vermelho, e a polpa varia do amarelo pálido ao laranja escuro.

Como consumir a pupunha?

Diferentes das outras frutas da região, ela deve ser cozida antes de ser consumida por apresentar uma enzima que inibe a digestão de proteínas e um ácido que pode irritar a boca e o estômago.

O processo de cozimento deixa a polpa mais saborosa e fácil de ingerir. Por outro lado, essa fruta com a polpa mais alaranjada possui maior teor de vitamina A.

Em suma, a fruta deve ser consumida cozida, descascada e até mesmo junto com um café e biscoitos.

Além de saboreá-la cozida, aproveite para provar em doces, onde ela dá origem a pomos e caldas na cor marrom glacê.

Também pode ser adicionada em saladas especiais. Porém, o fruto é muito usado para fazer sucos, mousses, sorvetes e farinhas.

Farinha

Essa fruta pode gerar uma boa farinha natural, indicada para receitas de bolos, pães, doces e saladas, sendo fonte de alto índice nutricional.

Outras características

A fruta pupunha é carnuda e oleosa, apresenta alta concentração de carotenoides precursores da vitamina A. Ela é antioxidante, oferece grandes benefícios para visão e para a pele.

Na região da Amazônia, a fruta garante a necessidade calórica diária, assim como já é feito com o açaí. Geralmente, ela é consumida no café da manhã e no lanche da tarde substituindo o pão, apenas cozida em água e sal.

 

Deu água na boca?

As pupunhas do ASA são produzidas pela cooperativa agroflorestal D'irituia. São descascadas, levemente cozidas e congeladas.

NO ASA TEM FRUTA DE PUPUNHA
Ação Sustentável da Amazônia - ASA

Receba os superalimentos da Amazônia todo mês em sua casa.

Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.