Post publicado no Blog dos Superalimentos em 8 Nov, 2019

Entenda as Diferenças entre Veganismo e Vegetarianismo

Independente do seu estilo, no ASA você encontra produtos orgânicos, especialmente selecionados e que ajudam na sustentabilidade do planeta.

Entenda as Diferenças entre Veganismo e Vegetarianismo

Muitas pessoas possuem dificuldade para entender a diferença do veganismo para o vegetarianismo. No entanto, esses dois tipos de alimentação possuem bastante diferenças e podem apenas ser uma espécie de dieta indicada por um profissional, por exemplo.

Em busca de alimentação mais saudável, muitas pessoas passam a optar por reduzir ou eliminar o consumo de proteína animal em sua alimentação. Desta forma, é possível adotar o veganismo ou vegetarianismo, de acordo com as causas que defendemos e nossos objetivos.

Se você é aquele tipo de pessoa que tem dificuldade em entender a diferença nos dois estilos alimentares, veja o texto a seguir e entenda as diferenças e o que você pode passar a consumir no seu novo estilo alimentar de forma mais equilibrada, sustentável e com muita qualidade.

Entenda as diferenças entre veganismo e vegetarianismo

Em busca de uma alimentação mais saudável muitos adotam hábitos alimentares que são considerados mais leves e, consequentemente, mais saudáveis. Dentre esses hábitos estão o veganismo e vegetarianismo, que embora sigam uma mesma linha, são extremamente diferentes.

Quando alguém decide adotar esses novos hábitos alimentares deve entender que muitos estabelecimentos não estão aptos a oferecer algo que incentive essas práticas saudáveis.

No entanto, há estabelecimentos como o ASA Açaí que se importa com essa causa e oferece aos clientes uma alimentação mais equilibrada, nutritiva, que apoia a preservação da floresta Amazônica e que faz uso de ingredientes de alta qualidade (seus fornecedores são aprovados previamente).

A seguir você verá o que de fato é uma pessoa vegetariana e vegana, assim como aprenderá a diferença entre eles.
 

Vegetarianismo

Uma pessoa é considerada vegetariana quando ela passa a excluir da sua dieta o consumo de carne, aves e frutos do mar. Existem vegetarianos que excluem também laticínios e ovos, porém a maioria consome estes alimentos.

Muitos julgam o vegetarianismo por conta da retirada da proteína proveniente da carne, aves e frutos do mar. No entanto, a proteína pode também ser encontrada em alimentos de origem vegetal e por isso não há prejuízos à saúde, já que o corpo humano necessita de todos os nutrientes para viver bem e saudável.

Atualmente existem três tipos comuns de vegetarianos: ovo-lacto vegetarianos, lacto-vegetarianos e ovo-vegetarianos. O ovo-lacto é o vegetariano que exclui carnes, mas ainda faz a ingestão de produtos lácteos e ovo. O lacto-vegetariano é aquele que não consome carne e nem ovo, mas consome produtos lácteos.

Já o ovo-vegetariano é o vegetariano que não consome produtos de origem animal, com exceção do ovo.
 

Veganismo

O veganismo para alguns é uma versão mais restrita do vegetarianismo, pois nele não é permitido o consumo de nenhum produto que tenha ligação com origem animal.

Além de não consumir nenhum produto de origem animal, o vegano também não adquire nenhum produto que tenha relação com origem animal. Por isso, o veganismo é mais um estilo de vida do que dieta, pois visa eliminar o consumo de qualquer coisa que seja extraída a partir da exploração de qualquer animal.

 

Para encerrar...

Ser vegano é mais um estilo de vida, enquanto o vegetarianismo é uma dieta que não restringe o consumo de alimentos relacionados a animais. Então se você quer adotar novos hábitos alimentares, é possível começar adotando o vegetarianismo.

Caso você passe a sentir a necessidade e queira evoluir para algo mais radical, depois de um tempo como vegetariano, adote uma vida vegana. É importante que isso tudo seja feito de modo gradual para que o organismo se adapte com menos problemas e muito mais rápido.

Ação Sustentável da Amazônia - ASA

Receba os superalimentos da Amazônia todo mês em sua casa.

Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp.

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.