Post publicado no Blog dos Superalimentos em 6 Mar, 2020

Tapioca Engorda? O que Preciso Saber Antes de Consumi-la?

Será? O que você acha?

Tapioca Engorda? O que Preciso Saber Antes de Consumi-la?

Alguns costumam dizer que para emagrecer é necessário cortar a tapioca do cardápio, pois a tapioca engorda. Mas será que isso é realmente verdade?

A tapioca é um produto natural e que não contém glúten, se tornando assim um bom substituto para o pão branco, por ser mais saudável.

O problema não é o consumo da tapioca, mas sim a quantidade ingerida e o preparo dela, que pode fazer com que ela se torne um alimento nada saudável e que contribua para o aumento do nosso peso.

Você quer saber se tapioca engorda? Então, a seguir, contaremos tudo sobre o seu consumo para que você possa comer com a consciência mais leve e de forma correta.

A tapioca engorda mesmo?

A tapioca engorda ou não? Esse é um questionamento de muitos, mas apesar de ser um carboidrato simples, a tapioca se consumida na medida certa não compromete a sua dieta.

É necessário consumir a farinha de tapioca com moderação, pois em 50g da farinha há aproximadamente 70 calorias. Sendo assim, uma dica é consumi-la em uma refeição principal e com recheios formados por proteína e fibra.

Quando consumida na medida certa e de forma correta, a tapioca pode ser uma ótima aliada, principalmente em uma reeducação alimentar, juntamente com o consumo de raízes como a batata doce e o aipim (substituindo o pão branco), que são carboidratos complexos.

Cuidado com o recheio da tapioca para não engordas

Cuidado com o recheio

Um dos principais fatores responsáveis por fazer a tapioca engordar é o uso de recheios inadequados. Fazer uso de recheios muito calóricos e gordurosos realmente fazem com que a farinha de tapioca te faça ganhar alguns quilinhos a mais.

Alternativa de consumo

A tapioca é um alimento de baixo valor nutricional e é formada em sua maior parte por carboidrato. Dessa forma, uma alternativa de consumo saudável é incluir fibras, como a linhaça, por exemplo, em seu preparo.

A inclusão da proteína também é uma ótima forma de tornar o alimento mais saudável. A crepioca, que une o ovo à farinha, é uma receita que torna a tapioca mais equilibrada e com bons macronutrientes.

Além disso, é muito importante que você não utilize recheios gordurosos, prefira adotar legumes e vegetais ou até mesmo tofu como recheio.

Benefícios da tapioca

Os benefícios da tapioca ainda estão sendo estudados. No entanto, de acordo com os nutrientes presentes nela (vitaminas do complexo B, vitamina K, alguns sais minerais, ferro, fósforo e cálcio), é possível identificar alguns benefícios em seu consumo.

A tapioca é uma espécie de farinha que é digerida facilmente pelo organismo, pode regular o funcionamento intestinal (combinada com linhaça ou chia), aumenta a energia e contribui para o fortalecimento dos ossos e a sua densidade.

Além dos benefícios citados anteriormente, a tapioca pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico, protege o coração, previne contra o envelhecimento, melhora sintomas de doenças cardiovasculares, alivia a hipertensão, previne osteoporose e diabetes do tipo 2, alivia a TPM, baixa os níveis de colesterol ruim e atua como antioxidante.

Goma de Tapioca do ASA Açaí

Para preparar sua tapioca com mais qualidade, temos a nossa Goma de Tapioca à venda em nossas unidades e pelo delivery do ASA. Elas são produzidas, com muito carinho, a partir de mandiocas sãs, cultivadas sem quaisquer agrotóxicos ou adubos químicos pela agrofloresta familiar do município de Acará, no Pará. São beneficiadas pelo Sabor Pará, em Belém. Você tem que provar!

 

Conclusão...

Agora que você esclareceu as dúvidas se a tapioca engorda ou não, você pode fazer o seu consumo de modo equilibrado e sem sentir a mente culpada por conta disso.

ASA Delivery

Delivery: Receba os superalimentos da Amazônia em sua casa.

Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp: (21) 98849-4541.

Cidades atendidas: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e São José do Rio Preto (SP).

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.