Tucupi é um sumo de cor amarela, aromático e ácido, que é extraído da mandioca brava quando é descascada, ralada e então espremida com o tipiti, ferramenta de origem indígena. E é um alimento muito presente na mesa dos brasileiros da região norte.
A mandioca é o ingrediente mais importante, onde tudo é aproveitado, desde sua folha até a raiz. A produção do tucupi é derivada da mandioca brava, esse tipo de mandioca é considerado altamente venenosa porque em sua composição contém ácido cianídrico.
O ácido cianídrico é extremamente tóxico e pode causar a morte de animais domésticos e peixes, além de poluir o meio ambiente quando entra em contato com o mesmo.
Alimento de origem indígena, o tucupi é um dos ingredientes mais marcantes na cozinha do norte do país, complementando pratos tradicionais como o tacacá, um prato de muita personalidade.
A fase inicial da produção do tucupi é quando a mandioca é descascada, ralada e espremida. O caldo é o resultado deste processo e será utilizado para fazer o tucupi, a parte sólida restante, será usada para fazer a farinha e a goma de mandioca.
Um processo muito importante na produção do tucupi é a remoção completa da substância considerada venenosa, então por várias horas o líquido amarelo passa pelo processo de cozimento, em alguns casos, são necessários entre três a sete dias de cozimento, somente após esse procedimento ele poderá ser usado na culinária.
Esse lindo caldo amarelo complementa vários pratos da região amazônica, como o tacacá, pato no tucupi, fogo amazônico, entre outros.
O tucupi é rico em carotenóides. Os carotenóides são os pigmentos que vão do amarelo ao vermelho, que possuem grandes propriedades antioxidantes, como o betacaroteno, que é ideal para combater a ação de radicais livres e inflamações no organismo.
Um estudo recente buscava conhecer melhor o tucupi e quais suas propriedades benéficas para a saúde, o resultado mostrou que o tucupi e o açafrão da terra são os dois mais poderosos anti-inflamatórios naturais que temos, e portanto seu consumo regular é bastante recomendado.
O tucupi também é rico em provitamina A, que é precursora da vitamina A, substância extremamente importante, pois é benéfica para o corpo e auxilia no desenvolvimento da visão e dos ossos.
Suas substâncias benéficas auxiliam também o sistema imunológico, como também a capacidade de funcionamento dos órgãos do trato reprodutivo, auxilia ainda no desenvolvimento dos dentes e na manutenção da aparência do cabelo.
Além de todos esses benefícios, ele também atua como protetor natural da pele e das regiões mucosas.
É possível obter a quantidade de vitamina A das necessidades diárias ao ingerir meio litro de tucupi, o caldo tem baixas calorias, logo é interessante adicioná-lo à dieta.
O Tucupi é um alimento de origem indígena de grandes propriedades benéficas para o corpo, bastante utilizado na preparação e complemento de vários pratos saborosos, rico e nutritivo um superalimento para se ter na mesa.
Existem diversas receitas com o tucupi que você pode aproveitar para obter o máximo de benefícios possível.
VOCÊ JÁ PEDIU SEU TUCUPI FRESQUINHO PELO ASA DELIVERY? Ahhhh... pelo WhatsApp.
Aproveite e receba os produtos ASA com total conforto, segurança e agilidade. Peça agora no ASA DELIVERY pelo WhatsApp: (21) 98849-4541.
Cidades atendidas: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e São José do Rio Preto (SP).