Post publicado no Blog dos Superalimentos em 20 Abr, 2021

Tucupi: conheça suas propriedades e o modo correto de usar

Existem diversas receitas com tucupi, afinal, esta é uma iguaria que tem atraído os olhares de grandes chefes internacionais

Tucupi: conheça suas propriedades e o modo correto de usar

Foto: Tucupi muito bem feito, concentrado e bem temperado com ervas amazônicas acompanhado de galinha, farinha crocante d'água e arroz orgânico.
 

Este sumo que é extraído da mandioca, no momento em que a mesma é descascada, tem propriedades que trazem benefícios a nossa saúde. O tucupi é um alimento típico da Amazônia e muito consumido por ribeirinhos.

 

Quais são as propriedades do Tucupi?

Os carotenóides são as principais propriedades e são muito benéficas para a nossa saúde, também tem antioxidantes e um enorme complexo vitamínico, como é o caso da vitamina A. Mostraremos alguns benefícios que o tucupi pode nos proporcionar graças as suas propriedades:
 

Ajuda a fortalecer a imunidade

Por conter carotenóides, pode ajudar inclusive a combater o câncer de pele. Também atua na prevenção do estresse oxidativo, este alimento é um verdadeiro protetor de nossa pele, e funciona melhor do que os protetores solares fabricados.
 

Melhora a saúde de nossa visão

A vitamina A é excelente para manter a saúde de nossa visão, a falta desse nutriente pode levar à xeroftalmia. Esta doença pode ocasionar a cegueira noturna.

Tucupi

Como devemos consumir o tucupi?

Existem diversas receitas com tucupi, afinal, esta é uma iguaria que tem atraído os olhares de grandes chefes internacionais. Abaixo, exibiremos alguns exemplos de receitas que podem ser preparadas com esta iguaria da Amazônia:

- Pato ao Tucupi;
- Sopas;
- Arroz de Tucupi.

Também pode ser utilizado no tacacá, com este alimento podemos preparar peixes, aves e qualquer outra carne que esteja incluída nas receitas paraenses e demais regiões amazônicas.

Quantas calorias este alimento amazônico pode ter?

O tacacá e o tucupi são alimentos saudáveis, no entanto, recomendamos que diabéticos e hipertensos devem consumir moderadamente. Abaixo, mostraremos um comparativo entre os valores aproximados do tacacá, tucupi e jambu:

- Tucupi: 29,14 kcal;
- Tacacá (goma): 39,37 kcal;
- Jambu: 14,83 kcal.

O tacacá tem peso médio de 569,5 g, sendo que, foi constatado aproximadamente 17,1 g para o carboidrato, 10,19 g de proteínas, e 1,9 g de lípidos. Esta análise foi feita por uma pesquisa da Universidade Federal do Pará, por um grupo de estudantes e nutricionistas.

Já o tacacá, apresenta baixo valor calórico, tem apenas 544 ml de acordo com a análise que foi realizada na universidade.

Protocolo de segurança para o consumo da iguaria

O co-produto da mandioca-brava tem muitos benefícios para a saúde, quando é consumido corretamente. De acordo com os pesquisadores da Embrapa Amazônia Oriental, há uma padronização de produção que deve ser cumprida.

Por exemplo, a iguaria deve passar por fermentação cerca de 24 horas antes do consumo, e ter 40 minutos de cocção. Caso não seja processado da maneira ideal, o tucupi pode ter elevados índices de HCN, e assim prejudicar a saúde do ser humano.

Para ser aprovado pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará, o produto deve passar por várias etapas, com o objetivo de checar níveis seguros de microbiológicos e de toxidade. Somente após passar por todas as etapas, é que o tucupi é encaminhado para a exportação.

Conheça o nosso Tucupi

Experimente o nosso delicioso tucupi e nossos pratos que levam este superalimento. Com uma receita exclusiva, nosso tucupi é produzido com uma alta concentração da polpa, mantendo seus nutrientes e aumentando ainda mais o seu sabor. Possui sabor ácido e marcante e é produzido a partir de mandiocas sãs no município de Acará, Pará.

Portanto PEÇA JÁ SEU TUCUPI ASA e receba em casa, com total conforto. Conheça também os nossos outros produtos diretos da Amazônia para sua mesa!

Unidades ASA Açaí

REGIÃO PORTUÁRIA

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
ASA Delivery

Rua Sacadura Cabral, 79
Saúde

Seg. a Sábado, das 11h30 às 18h

(21) 2263-9094 | (21) 98849-4541

JARDIM BOTÂNICO

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
Whatsapp / iFood

Rua Jardim Botânico, 67
(próximo ao Humaitá)

Segunda a Dom., das 8h às 20h

(21) 3563-9179

BARRA DA TIJUCA

Rio de Janeiro (RJ)

FAZER PEDIDO
Whatsapp / iFood

Av. das Américas, 8445 - Lj 108A
Cond. Mundo Novo (frente para o estacionamento)

Segunda a Dom., das 9h às 21h

(21) 3349-7960 | (21) 98690-4647

S.J. DO RIO PRETO

(SP)

FAZER PEDIDO
Whatsapp

Rua Generosa Bastos, 3490
Vila Redentora

Seg. a Sexta, das 11h30 às 19h
Sáb. das 11h às 15h

(17) 3121-8801 | (21) 98849-4541

Ops... Preencha corretamente o formulário.
Obrigado! Sua solicitação foi encaminhada com sucesso.